Metodologia/Família
Projeto Terapêutico
Nosso projeto terapêutico tem como premissa filosófica o homem como ser biopsicossocial, fruto da própria história de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade, a despeito dos determinismos externos a ele. Sendo assim objetivamos intervir, reabilitar e reinserir socialmente o dependente químico utilizando os 13 princípios de um tratamento efetivo do NIDA (Nacional Institute on Drugs Abuse).
Atividades terapêuticos
Grupo de Auto-Ajuda
Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros.
O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.
Carta de recaída
Avaliação
Realizada mensalmente, tem como objetivo avaliar o desempenho do residente no programa de recuperação e incentivar o pedido de ajuda (que é fundamental em nosso programa de recuperação).
Vídeo terapia
Realizada semanalmente; são passados filmes temáticos e aberto para discussão em grupo por um psicólogo abordando temas específicos.
Espiritualidade
Realizada quatro vezes na semana, é a última reunião do dia. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente, ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais.
Apoio familiar
Co-dependência familiar, o que é?
É todo membro de uma família (que tenha um dependente químico) e faz do sofrimento o motivo da vida. Sabe que não pode viver desta maneira e resolve encontrar uma maneira de controlar a situação. A vida torna-se um investimento emocional impossível. Toda a energia não basta. O processo de recuperação familiar inicia-se com a humildade. É necessário abrir mão da onipotência de acreditar que alguém pode mudar a vida do outro. O co-dependente precisa abrir mão dos mecanismos de defesa, compreender suas fraquezas, sentir perdas, elaborar lutos, atacar o problema e não o dependente.
Tais comportamentos provocam o início da mudança, pois conferem a cada um a verdadeira dimensão do que pode fazer de suas responsabilidades e limitações. A dor provocada pelo início do processo de recuperação da família deve ser sentida em toda a sua intensidade. É uma dor saudável que faz parte do processo. A Vida Serena Premier trata a co-dependência através da terapia familiar com reuniões familiares realizadas 1 vez por semana durante todo o tratamento do paciente. O tratamento familiar é uma condição fundamental para o sucesso e efetividade do tratamento.
Aspecto espiritual
A serenidade de volta
Qualquer estilo de vida que busque uma realização espiritual parece exigir exatamente aquilo que falta na adicção: liberdade, boa vontade, ação criativa e crescimento pessoal. Com liberdade, a vida é um processo que avança e se modifica com sentido. Olha-se para frente com uma expectativa razoável de melhor e mais rica realização dos nossos desejos e um preenchimento espiritual do nosso eu individual. Essas são, naturalmente, algumas das manifestações do progresso que resulta da prática diária dos Doze Passos.
O programa espiritual, como os grupos de auto-ajuda, faz parte do tratamento. A Instituição é de caráter Ecumênica. Independente da sua religião, pregamos que qualquer pessoa é aceita e pode ter um Poder Superior de sua compreensão, desde que siga às diretrizes de Ser Bondoso, Amoroso e Maior do que a pessoa. O convívio em comunidade e igualdade é uma ação que inclui outras pessoas além de nós mesmos — uma maneira de considerar os outros tão importantes nas suas vidas quanto nós na nossa.