O Que Corta a Brisa do Pó?
É muito normal familiares e amigos de usuários de drogas se perguntarem o que corta a brisa do pó, como se isso fosse uma maneira de minimizar o problema, muito pelo contrário.
Ou seja, por mais que se saiba o que fazer para cortar o efeito da cocaína, na verdade, isso é um paliativo, uma vez que não age na raiz do problema.
Nesse caso, a melhor solução é buscar tratamento para dependência química, a fim de evitar maiores danos à saúde.
Para você entender melhor o que corta o efeito do pó, nesse artigo, vamos mostrar alguns desses efeitos, o que diz alguns estudos e qual o tratamento mais adequado.
O que corta a brisa do pó?
Provavelmente, você já deve ter feito a pesquisa sobre o que corta a brisa do pó, porém, é preciso muito cuidado.
Você vai encontrar de tudo para curar a ressaca de cocaína, mas os estudos ainda são muito inconclusivos a esse respeito, e até hoje, não se chegou a uma conclusão.
Talvez você já tenha escutado que o café e o leite ajudam a cortar o efeito da cocaína, mas tudo isso é mito e nada foi comprovado.
É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.
No entanto, o caminho mais acertado é buscar ajuda profissional em uma clínica de recuperação, onde o paciente encontra o suporte necessário para se livrar das drogas.
Quais os efeitos da cocaína?
Como a cocaína é uma substância estimulante do sistema nervoso central, age na produção de dopamina, noradrenalina e serotonina, neurotransmissores presentes no cérebro.
E é justamente o aumento desses neurotransmissores que provoca os mais diversos efeitos no organismo:
- Euforia;
- Aumento do estado de alerta;
- Irritabilidade;
- Perda de apetite;
- Ansiedade;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Aumento da pressão arterial;
- Dores de cabeça;
- Delírios;
- Paranoia;
- Alucinações;
- Morte.
Além de todos esses efeitos, a cocaína também causa dependência, que vem acompanhada de uma série de sintomas.
Como tratar a dependência da cocaína?
Agora que você já sabe tudo sobre o que corta a brisa do pó, é bom ter em mente que o que realmente funciona é o tratamento em uma clínica de reabilitação.
O tratamento é baseado em uma abordagem multidisciplinar, com uma equipe composta de profissionais de várias áreas: médicos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas…
Vale lembrar que em casos em que o usuário, além da cocaína, faz uso de álcool, é necessário o tratamento para alcoolismo.
Geralmente, o tratamento é uma combinação de medicamentos com psicoterapia individual e/ou em grupo, onde a participação da família em todo esse processo, é essencial!
Se você conhece alguém que é usuário de cocaína ou outras drogas, tente não criticá-lo nem julgá-lo, e entender que ele não chegou a esse ponto por fraqueza de caráter.
Ele precisa saber que você só quer o bem dele e que está ali apenas para ajudá-lo!