Telefone: (65) 99266-4636

Como Convencer um Alcoólatra a se Tratar?

convencer um alcoólatra a se tratar

Como Convencer um Alcoólatra a se Tratar?

Quando se trata de convencer um alcoólatra a se tratar, saiba que isso requer muita paciência e persistência. E o principal motivo é porque a maioria dos alcoólatras negam que são dependentes do álcool, e é justamente essa negação que pode atrapalhar. Então, tenha em mente que esse processo de busca por tratamento para alcoolismo não é muito simples e para obter o resultado que deseja, reúna o máximo de informações sobre o assunto. Caso você esteja passando por isso na sua família ou conhece um amigo, veja, a seguir, algumas estratégias que funcionam muito bem!

Como convencer um alcoólatra a se tratar?

Se você tem um familiar com problemas de alcoolismo, é bem provável que já tenha feito de tudo para convencer um alcoólatra a se tratar, e nada deu certo. Talvez a sua abordagem não tenha sido adequada ou mesmo a forma como se dirigiu à pessoa, e ao invés de criar uma relação de proximidade, a afastou ainda mais. Realmente é um desafio e tanto, especialmente pelo fato de a pessoa não admitir que está doente. Você já deve ter ouvido afirmações como “Eu paro de beber na hora que quiser”, “Eu tenho total controle”, mas na verdade, é uma desculpa para ela mesma. Se não buscar tratamento em uma clínica de recuperação, dificilmente vai conseguir largar o vício por conta própria. Portanto, caso você esteja enfrentando esse tipo de situação, confira, a seguir, estratégias que funcionam nesse momento:

#1 Saiba a hora certa de conversar

Escolha um lugar tranquilo, sem muitas distrações, de preferência onde a pessoa se sinta segura. Respire fundo, porque a chave aqui é ter paciência, não se exalte e não leve nada para o lado pessoal.

#2 Escute sem julgar

É claro que tentar convencer um alcoólatra a se tratar é muito desgastante, no entanto, tenha empatia e não o julgue. Nada de ficar o criticando, caso contrário, isso vai fazer com que ele se isole e nem queira conversar novamente. 

#3 Mostre as consequências

Talvez ele fosse tão absorvido naquele mundo, que nem se deu conta das consequências negativas do álcool, não apenas para ele, mas também para seus familiares e amigos. E cabe a você, munido de dados confiáveis, mostrar esses malefícios e quais as vantagens de buscar tratamento para dependência química.

#4 Busque ajuda profissional

É necessário buscar ajuda profissional, não somente para o alcoólatra, assim como para toda a família, porque também adoece. Além disso, você tem uma noção melhor de como lidar com tudo isso, pois por melhor que sejam nossas intenções, ao invés de ajudar, acabamos atrapalhando.

#5 Não demore para agir

Se todas as suas tentativas para convencer um alcoólatra a se tratar forem um fracasso e se perceber que o quadro está piorando, não demore para agir. Existem casos onde há um risco para a própria pessoa e para os que estão à sua volta, sendo então necessária uma intervenção mais incisiva. Está com dificuldade para convencer um alcoólatra a se tratar?  Então experimente essas dicas, e esteja preparado porque o processo pode ser um pouco mais longo do que imagina, mas geralmente funcionam!

Deixe um comentário