Quais as Consequências do Uso de Drogas?
Existem milhões de usuários de drogas em todo o mundo, no entanto, nenhum deles está livre das consequências do uso de drogas, seja na saúde física quanto psíquica.
Isso pode ir desde uma simples perda de apetite até efeitos mais graves, como dependência e alguns tipos de câncer.
O ideal é que, ao menor sinal de uso abusivo de drogas, buscar um tratamento para dependência química o quanto antes, e assim evitar complicações mais sérias, até mesmo a morte.
Portanto, se você está passando por esse tipo de situação na sua família ou tem um amigo que usa drogas, é importante saber quais os malefícios que as drogas podem causar, e é exatamente isso que vamos falar nesse artigo!
Quais as consequências do uso de drogas?
Antes de mais nada, saiba que as drogas são consideradas substâncias psicoativas, ou seja, elas modificam a atividade do cérebro, as emoções, os comportamentos, além de provocar efeitos somáticos.
Quando se trata das consequências do uso de drogas, elas variam de acordo com o tipo de droga, a quantidade consumida, a frequência e das características do indivíduo, pois alguns apresentam mais tolerância que outros.
Para ficar mais claro esses efeitos, dividimos as principais consequências conforme o tipo de droga:
Álcool
Como o álcool é uma droga depressora, ele age sobre o sistema nervoso central, reduzindo sua atividade funcional, tornando a coordenação motora mais lenta, além de causar ansiedade.
Quem faz uso frequente de álcool, tem maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares, hipertensão, doenças no fígado, câncer, bem como depressão e transtornos de comportamento.
A fim de evitar que chegue a esse ponto, recomenda-se iniciar um tratamento para alcoolismo, que inclui medicamentos, psicoterapia e grupos de apoio.
Maconha
Já a maconha, apesar de promover o alívio do estresse e relaxar, a longo prazo, pode provocar transtornos psicóticos e esquizofrenia.
Cocaína e crack
Os efeitos do uso de cocaína e crack são:
- Frequência cardíaca acelerada;
- Irritabilidade;
- Agressividade;
- Alucinações e delírios;
- Lapsos de memória;
- Crise de ansiedade;
- Depressão;
- Epilepsia.
Heroína
Entre as consequências do uso de drogas por conta da heroína, uma das mais graves é o risco de overdose, que pode levar a uma parada respiratória, perda de consciência e morte.
Além disso, há uma chance maior de infecções como HIV e hepatite, em razão do compartilhamento das seringas.
LSD
O uso de LSD provoca um aumento da pressão arterial, temperatura do corpo e do ritmo cardíaco.
Pode causar também problemas de concentração e de memória, além de quadros de ansiedade e depressão..
Portanto, seja qual for a droga, alguns desses efeitos podem ser irreversíveis, e para preservar a vida da pessoa e das que estão à sua volta, uma boa opção é buscar tratamento em uma clínica de recuperação.
O que é uma dependência química?
Sabendo agora algumas consequências do uso de drogas, saiba que a dependência também é causada pelo uso de drogas ou álcool.
É importante ter em mente que dependência química não tem relação com fraqueza ou falta de vontade da pessoa.
As substâncias psicoativas agem diretamente no funcionamento do sistema nervoso central, fazendo com que o indivíduo não tenha mais controle sobre seus comportamentos, julgamentos…
A dependência é caracterizada por um impulso constante de continuar usando a droga, a fim de obter aquela sensação de bem-estar, apesar de saber todos os efeitos negativos.
Então, se você suspeitar que alguém próximo está usando drogas, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional e mostrar acolhimento, sem críticas nem julgamentos!