Quais as Drogas Lícitas e Seus Efeitos?
Drogas lícitas são todas aquelas com venda autorizada por lei, como álcool e tabaco, porém, seu uso abusivo pode levar a manifestações de tolerância e/ou dependência física e/ou psíquica.
Vale incluir aqui também as drogas prescritas, cujos efeitos psicoativos são conhecidos e ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade e depressão, por exemplo.
Hoje em dia, muito em razão da legalidade, observamos mais e mais pessoas dependentes de álcool e cigarro, e até mesmo de medicamentos, podendo provocar sérios riscos à saúde.
Para você entender melhor quais as drogas que são regulamentadas, vamos mostrar aqui as mais consumidas e seus efeitos!
O que são drogas lícitas?
As drogas lícitas são substâncias psicoativas ou psicototrópicas, em que sua produção, venda e consumo não constituem crime, e entre as mais usadas, destacamos o álcool e o tabaco.
Mesmo sendo vendidas legalmente, isso não significa que sejam inofensivas, muito pelo contrário.
Por exemplo, o consumo excessivo de álcool pode levar à dependência, e em casos extremos, a única saída para se livrar da droga é recorrendo a uma clínica de recuperação.
Quais as principais drogas lícitas?
Como já foi dito, drogas lícitas são vendidas legalmente, mas embora essas substâncias possam ser consumidas legalmente, podem causar efeitos negativos na saúde e na vida pessoal, profissional e social da pessoa.
Além do álcool e cigarro, outros exemplos de drogas “legais” seriam:
- Medicamentos;
- Anabolizantes;
- Anorexígenos (moderadores de apetite);
- Benzodiazepínicos (reduzir a ansiedade);
- Cafeína.
São diversos motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas, e dependendo do grau de comprometimento, quando começa a afetar a vida do indivíduo como um todo, é o momento de buscar tratamento para dependência química.
E quanto antes buscar ajuda, melhores serão os resultados do tratamento!
Quais os efeitos?
Qualquer tipo de droga, sejam drogas lícitas ou ilícitas, pode provocar sérias consequências no organismo, a curto ou longo prazo.
Apesar dos efeitos podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da droga, da quantidade, frequência e até da condição de saúde, vamos focar aqui naqueles causados pelo álcool e tabaco, que são as substâncias mais consumidas:
Efeitos do álcool
O álcool, a princípio, age como estimulante, deixando a pessoa desinibida e eufórica, no entanto, à medida que a quantidade ingerida aumenta, pode provocar:
- Depressão;
- Falta de coordenação motora;
- Diminuição dos reflexos;
- Insônia;
- Perda de apetite.
A longo prazo, as consequências são ainda mais sérias, como a cirrose, danos no cérebro, câncer e alcoolismo.
Para evitar chegar a esse ponto e causar maiores danos, o melhor a se fazer é procurar um tratamento para alcoolismo.
Efeitos do tabaco
Já no caso do tabaco, mais especificamente o cigarro, pode causar:
- Câncer de pulmão, boca e faringe;
- Problemas cardiovasculares, como hipertensão e AVC;
- Problemas respiratórios e circulatórios.
Vale lembrar aqui que, segundo a Organização Mundial de Saúde, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas em todo o mundo, enquanto que o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas.
Daí a importância de campanhas de alerta desde certo, mostrando todos os malefícios à saúde dessas drogas, assim como seu impacto na vida pessoal e profissional do usuário.