Quanto Tempo o Álcool Permanece no Corpo Humano?
Por quanto tempo o álcool é detectado no corpo humano depende do que está sendo testado.
Cerca de 20% do álcool que uma pessoa ingere é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea através do estômago. Outros 80% são aproximadamente absorvidos pelo intestino delgado.
Qualquer resíduo que não seja metabolizado deixa o corpo através do suor, urina e saliva.
Assim que o álcool atinge a corrente sanguínea, ele vai para o fígado para ser processado ou metabolizado. O fígado produz enzimas que quebram as moléculas de álcool.
Quanto mais alta a concentração de álcool no sangue (TAS) de uma pessoa, mais pronunciados são os efeitos. Esses efeitos podem incluir:
- inibições reduzidas
- memória prejudicada
- fala arrastada
- confusão
- Dificuldade de concentração
- problemas respiratórios
- náusea ou vômito
- equilíbrio e coordenação prejudicados
- irritabilidade
O álcool traz muitos males para o corpo.
Sangue
A concentração de álcool no sangue, ou BAC, ajuda a determinar quanto tempo o álcool permanece no sistema.
Em geral, o álcool é eliminado a 0,015 por hora. Por exemplo, alguém com BAC de 0,08, que é quando se torna ilegal dirigir, levará cerca de 5,5 horas para tirar o álcool do corpo.
É importante saber que alguém que bebe muito ou com o estômago vazio ainda pode ter álcool no organismo no dia seguinte, o que torna ilegal dirigir um veículo mesmo assim.
Urina
O tempo que o álcool é detectável na urina depende do teste usado, pois alguns testes de urina são muito mais sensíveis do que outros.
Atualmente, existe um teste que pode detectar o uso de álcool em até 80 horas, ou de 3 a 4 dias, após o último gole que uma pessoa tomou.
Respiração
Frequentemente verificado como parte do teste do bafômetro de rotina, o álcool pode ser detectado no hálito por até 24 horas após a última bebida.
Cabelo
O teste do cabelo pode ser usado para detectar o uso de muitas substâncias diferentes, incluindo álcool. O álcool pode ser detectado no cabelo por cerca de 90 dias após o consumo de uma bebida alcoólica.
Leite materno
O álcool pode permanecer no leite materno enquanto permanecer no sangue. Como o álcool sai do sangue, também sai do leite, tornando desnecessário “bombear e despejar” o leite materno após a ingestão de álcool.
Extrair leite materno não eliminará o álcool do leite mais rapidamente.
Saliva
Traços de álcool podem ser detectados em um cotonete de saliva cerca de 10-24 horas após a última bebida.
Hora de se livrar do vício do álcool
Para muitas pessoas, beber álcool faz parte da vida. Por exemplo, tomar uma cerveja durante um jogo de beisebol ou uma taça de vinho no jantar é comum.
No entanto, o uso regular de álcool não é isento de riscos, e o álcool pode permanecer no organismo por um bom tempo, dependendo de vários fatores.
Alguém que sente que está bebendo muito ou está tendo dificuldade para reduzir o consumo deve falar com seu médico para obter conselhos sobre como parar de fumar.
Procure nossa clínica de recuperação e fale com nossos especialistas sobre nossos tratamentos para alcoolismo.