Saúde Mental: Quais os Efeitos das Drogas?
Pesquisas mostram que mais da metade das pessoas com um problema ligado ao consumo de álcool ou drogas têm também problemas de saúde mental ao longo de suas vidas, principalmente ansiedade ou depressão.
Um outro dado interessante é que, entre as pessoas que sofrem de problemas mentais, de 15 a 20% também têm problemas de dependência química.
Além disso, mais de 50% das pessoas que receberam um diagnóstico de ansiedade generalizada, têm também um problema de dependência.
E sem falar que pessoas com problemas mentais são mais vulneráveis, o que as leva a recorrer às drogas ou álcool para aliviar seu sofrimento.
Para você entender melhor como as drogas afetam a saúde psíquica de uma pessoa, vamos explicar mais detalhadamente porque isso acontece!
Saúde mental e dependência
Em primeiro lugar, o que se sabe é que saúde mental e dependência estão muito ligadas.
Seja pelo fato de pessoas com problemas mentais serem mais suscetíveis de usar drogas ou álcool, seja por dependentes apresentarem mais chance de ter um problema mental.
Na verdade, cada indivíduo é único e cada situação vivida resulta de uma interação entre os fatores genéticos e biológicos, sua própria personalidade e o ambiente onde vive.
E é exatamente isso que faz com que alguns tenham maior predisposição que outros.
Pessoas que se sentem muito ansiosas ou depressivas, com dificuldade para se concentrar ou problemas de sono, por exemplo, deveriam evitar ao máximo o consumo de álcool.
Na verdade, o álcool pode fragilizar ainda mais pessoas geneticamente vulneráveis à problemas mentais.
Por isso, é necessário um olhar muito atento, e buscar ajuda de um profissional capacitado para tratamento de alcoolismo pode ser uma ótima ideia.
Quais os efeitos das drogas na saúde mental?
Quando falamos dos efeitos das drogas na saúde mental, isso vai depender do tipo da droga, além do usuário e seu comportamento, sua sensibilidade, seu estado físico e psíquico.
A curto ou médio prazo, podem ir de ansiedade, nervosismo, instabilidade de humor à estados depressivos ou o surgimento de fobias.
As capacidades de concentração diminuem e a memória é afetada.
Já a longo prazo, os riscos estão relacionados à depressão ou distúrbios mentais mais graves.
Geralmente, associamos esses efeitos às drogas mais pesadas, como cocaína ou heroína, no entanto, o consumo regular de maconha pode também desencadear esses problemas.
De fato, a ligação entre o consumo de drogas e problemas mentais é sempre difícil de analisar, uma vez que um pode ser a origem do outro.
Por essa razão que, quando um paciente chega em uma clínica de recuperação, ele é avaliado por uma equipe multidisciplinar, para tratar não apenas a saúde física, mas também questões mentais.
Quando buscar ajuda?
Em caso de constatada uma dependência, é muito importante tratar, e apenas um profissional experiente é capaz de definir o protocolo mais adequado.
Por exemplo, um tratamento para alcoolismo é elaborado levando em consideração todos os aspectos do paciente, bem como o tempo de consumo, seus hábitos…
O principal objetivo de qualquer tratamento é promover não apenas a saúde física, mas que a saúde mental seja o menos impactada possível.
Dessa forma, a pessoa pode retornar às suas atividades e ao convívio social muito mais seguro e forte!