A dependência química é considerada uma doença, e como tal, requer um tratamento especializado.
A fim de proporcionar a recuperação plena de dependentes químicos, a clínica em Tangara da Serra fornece um tratamento pautado no respeito, empatia e compreensão.
Isso é possível graças à vasta experiência de nossa equipe no tratamento de dependência química, alcoolismo, além de transtornos mentais.
Nosso foco é melhorar a saúde física, mental e espiritual de cada um dos pacientes, ou seja, oferecendo um tratamento integral.
Também contamos uma equipe de remoção 24 horas, para assegurar o deslocamento do paciente até nossa instituição da maneira menos traumática possível.
A equipe terapêutica da clínica em Tangara da Serra é composta por diferentes profissionais que trabalham juntos para ajudar os pacientes a superar a dependência química e retomar o controle de suas vidas.
Além de enfermeiros, professores de educação física e nutricionistas, veja outros profissionais que fazem parte da equipe:
É um médico especializado em psiquiatria que trabalha com pacientes que apresentam transtornos mentais e emocionais.
Ele é responsável por avaliar, diagnosticar e prescrever medicamentos para tratar esses transtornos.
É um psicólogo especialista no estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano.
Por isso, está habilitado avaliar as funções cognitivas dos pacientes, como a memória, a atenção e o raciocínio lógico.
O psicoterapeuta trabalha com pacientes para ajudá-los a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos.
Eles podem trabalhar com diferentes abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, a terapia comportamental, a terapia psicodinâmica, entre outras.
Na clínica Tangara da Serra, o terapeuta familiar trabalha com a família do paciente para ajudá-los a entender a dependência química e o processo de recuperação.
Ele pode fornecer aconselhamento familiar, terapia familiar e outros tipos de apoio.
É um profissional especializado em trabalhar com pacientes que sofrem de dependência química.
Ele atua em aconselhamento individual e em grupo, educação sobre a dependência química e outras formas de apoio.
O terapeuta holístico trabalha com terapias complementares, como a acupuntura, a massagem, o yoga, entre outras, para ajudar os pacientes a relaxar, aliviar o estresse e melhorar o bem-estar geral.
Cabe ao educador em saúde educar os pacientes sobre a dependência química, os riscos associados ao uso de drogas e álcool, e outras questões relacionadas à saúde.
Esses são apenas alguns exemplos dos profissionais que fazem parte da equipe terapêutica da clínica em Tangara da Serra.
A composição da equipe pode variar dependendo das necessidades dos pacientes e das abordagens terapêuticas utilizadas.
Vale frisar que esses profissionais trabalham em conjunto a fim de promover a saúde física, psicológica e espiritual.
Além disso, contamos com uma equipe de atendimento de plantão, a fim de receber as internações voluntárias e involuntárias.
O tratamento de dependência química na clínica em Tangara da Serra pode variar dependendo do tipo de droga e das necessidades individuais do paciente.
No entanto, geralmente o tratamento envolve uma combinação de terapia comportamental, medicamentos e apoio emocional.
O tratamento começa com a desintoxicação, que é o processo de retirada gradual da substância química do corpo.
Esse processo geralmente é monitorado por um médico e pode levar de alguns dias a algumas semanas, dependendo da gravidade da dependência.
É uma etapa que requer um monitoramento de perto, em razão dos sintomas que podem surgir decorrentes da falta da substância no organismo.
A terapia comportamental é uma parte importante do tratamento de dependência química.
Os pacientes são encorajados a participar de terapia individual e em grupo para ajudá-los a entender os gatilhos que levam ao uso de drogas e a desenvolver habilidades para enfrentar esses gatilhos.
Assim, eles aprendem estratégias de enfrentamento de forma a antecipar determinadas situações que podem levá-los a recaídas.
Medicamentos podem ser prescritos para ajudar a aliviar os sintomas de abstinência e reduzir os desejos pela droga.
Alguns medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão que muitas vezes acompanham a recuperação da dependência química.
Lembrando que como alguns sintomas da abstinência podem ser muito intensos, os pacientes devem ser monitorados 24 horas por uma equipe de enfermagem especializada.
O apoio emocional também é uma parte importante do tratamento.
Os pacientes são encorajados a se conectar com outras pessoas em recuperação e a participar de programas de apoio, como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.
O apoio emocional também pode incluir terapia familiar e aconselhamento individual para ajudar os pacientes a lidar com questões emocionais e relacionais que possam contribuir para o uso de drogas.
Cada paciente é único e, portanto, deve receber um plano de tratamento individualizado que atenda às suas necessidades específicas.
Quando o paciente é admitido, após uma avaliação clínica e mental, a equipe responsável já o direciona para o tratamento de acordo.
O plano pode incluir vários tipos de terapia, medicamentos e atividades que ajudem o paciente a alcançar a recuperação.
O acompanhamento pós-tratamento é importante para ajudar os pacientes a manter a sobriedade e evitar recaídas.
Isso pode incluir terapia de acompanhamento, participação em grupos de apoio e monitoramento regular por um médico.
Para que tudo isso seja possível, a clínica de recuperação Tangará da Serra conta com um espaço com toda estrutura, segurança e conforto.
Vale ressaltar que as famílias recebem um suporte especial, afinal, muitas vezes acabam adoecendo e também precisam ser cuidadas.
Ao participarem de grupos de apoio e compartilharem suas histórias, elas veem que não estão sozinhas, o que lhes dá mais força para apoiar seus entes queridos.
´
Vários fatores devem ser levados em conta para fazer uma estimativa do tempo do tratamento na clínica em Tangara da Serra, como o tipo de substância, a frequência, tempo de uso, nível de dependência, assim como o estado físico e mental do paciente.
Em média, o tratamento pode durar de 90 a 180 dias.
Assim que é admitido na clínica, o paciente é submetido a um exame físico e mental, e com base no diagnóstico e sua condição é que o médico poderá dar uma previsão mais exata.
Já no caso de tratamento de pacientes com distúrbios mentais, eles são avaliados pelo médico psiquiatra para determinar qual abordagem mais eficaz, particularmente se apresentar também um quadro de dependência de drogas ou de álcool.
Outro fator que pode ter impacto na duração do tratamento é se a internação é voluntária ou involuntária.
O ideal é que a internação seja voluntária, pois demonstra que o paciente tem consciência que está doente e sabe que precisa de ajuda para se livrar do vício, ficando mais comprometido em seguir o tratamento.
Por sua vez, a internação involuntária, mesmo sendo contra a vontade do paciente, pode ser solicitada por um familiar ou responsável legal, já que o usuário perdeu sua capacidade de julgamento e decisão.
É um tipo de internação com respaldo da lei, e indicada quando a pessoa corre perigo de vida ou coloca em risco a vida de terceiros.
Quer saber mais sobre como funciona a internação?
Entre em contato com nossa equipe de atendimento clicando aqui!
Realmente não é uma tarefa fácil internar um ente querido, no entanto, é um ato de amor, pois você está o ajudando a se libertar do vício e ter de volta a sua vida.
Mas se você ainda está inseguro quanto a essa decisão, confira abaixo alguns diferenciais do centro de reabilitação Tangará da Serra:
Como já mencionado, uma vez que cada paciente tem suas próprias particularidades, outro diferencial da nossa clínica é fornecer um tratamento humanizado e individualizado.
Dessa forma, todas as suas necessidades serão supridas, o que contribui ao seu processo de recuperação.
Portanto, a melhor decisão é contar com o auxílio de profissionais experientes e habilitados.
Precisa de Ajuda? Fale agora mesmo com o terapeuta de plantão!